REGIÃO: Mendoza – Luján de Cuyo, Vistalba
Vinhedos: Los Nobles, La España e La Linda.
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Malbec (Vinhas com mais de 50 anos)
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,7° GL
ACIDEZ TOTAL: 5,17 g/L (P.H. 3,60)
AÇÚCARES RES: 1,85 g/L
CLIMA: Clima continental seco; invernos frios e rigorosos, verões frescos; Grandes diferenças térmicas entre o dia e a noite. Pluviometria anual: < 200 mm; Altitude: 960 m.s.n.m.
CARACTERÍSTICAS: Apresenta coloração vermelha rubi intensa, com aromas de frutos vermelhos maduros, notas de alcaçuz, flores e especiarias. Em boca é marcante e macio com taninos muito finos que respeitam as características da cepa na Argentina. Um tinto puro, de grande corpo, estrutura, caráter e toda a suculência típica da variedade. Permanência longa e final de boca elegante.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Típicos aromas da casta com frutas vermelhas e flores. Encorpado, com taninos finos, fresco.
SOLO: Aluvial, pobre em matéria orgânica.
ELABORAÇÃO: Colheita manual. Seleção de cachos, desengace e seleção manual de grãos. Fermentação em cubas de aço inoxidável a temperatura controlada de 28ºC com leveduras selecionadas. Depois da fermentação alcoólica passa para barris de carvalho francês novos e de um uso nos quais fica durante 12 meses. É engarrafado mediante filtragem suave.
ENÓLOGOS: José Irrera / Vicente Garzia
AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas novas e de 2° uso.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 10 anos
HARMONIZAÇÃO: Parrillada; carnes vermelhas assadas sob chama direta; queijos de massa semi-cozida; paleta de cordeiro ao forno.
SERVIÇO: 16°C.